Para manter a pele saudável precisamos adotar uma rotina de cuidados que incluam proteção, hidratação e uma alimentação equilibrada, e um ativo fundamental para que dê certo é o antioxidante: aliado na prevenção de rugas, flacidez e, consequentemente, do envelhecimento precoce.
Qual sua função?
A sua principal função é neutralizar os radicais livres, moléculas produzidas após a exposição ao sol, poluição, tabagismo, entre outros fatores que promovem danos à pele. Os radicais livres destroem o colágeno, danificando a pele e favorecendo o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce. Os antioxidantes agem contra eles, deixando a pele luminosa e uniforme.
Como usar antioxidante?
Antioxidantes além de encontrados em cosméticos também podem ser consumidos em alimentos. Isso mesmo, frutas cítricas ricas em vitamina C e grãos com vitamina E contém grandes porcentagens do ativo. Contudo, produtos com funções hidratantes e clareadoras são muito comuns no mercado de cosméticos que possuem antioxidantes.
Quando começar a usar antioxidante?
Não há contraindicações em relação ao uso do antioxidante ou restrições quando a tipos de pele, uma vez que o oxidante combate aos sinais do envelhecimento precoce e atua como regenerador da pele que já está em processo de desgaste.