O câncer de pele é o de maior incidência no país e o mais comum entre a população, chegando a mais de 175 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Conforme estudos, 2 entre 8 casos de câncer diagnosticados tem sua origem na pele ou nas mucosas, tipo de tecido de revestimento interno das cavidades do corpo.
Sua causa principal é recorrente pela exposição excessiva ao sol. Ainda, acaba sendo o segundo tipo mais comum de câncer de pele, mas não é a única causa. Existem alguns casos da doença que estão associados a pequenas feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de medicamentos anti rejeição de órgãos recém transplantados e certos agentes químicos ou à radiação, muito comum no meio industrial.
Contudo, a prevenção do câncer de pele é bastante simples, mas requer alguns cuidados. O principal cuidado está associado ao uso de protetores solares e labiais, protegendo as áreas mais visíveis à luz solar e tendo um cuidado mais rigoroso entre o sol das 10h às 16h. Ainda, dê preferência a protetores com fator FPS 30 ou mais. Seu uso é recomendado inclusive em dias nublados, pois a radiação UV ainda está presente. Use óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, oferecendo proteção para os olhos e para as pálpebras.
A mortalidade do câncer de pele é baixa, no entanto sua descoberta precoce é essencial para a eficiência do tratamento e diminuição de danos ao paciente. Por isso, verifique a sua pele, pintas e sinais regularmente, principalmente no rosto e nos braços. Mostre qualquer mudança na pele ao seu médico para fazer o diagnóstico e eventualmente o tratamento da lesão.
Mantenha-se atenta e divulgue a informação com as amigas. O link de compartilhamento está logo abaixo!